sábado, 28 de abril de 2007


Krig-Ha, Bandolo! (grito de guerra de Tarzan, que quer dizer: Cuidado, aí vem o inimigo!) foi a primeira incursão solo de Raul Seixas em disco. Antes, o roqueiro bahiano havia gravado, em 1968, o lp Raulzito e Os Panteras, e, em 1971, aproveitando uma viagem do presidente de sua gravadora, a CBS, gravou o lp Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez, ao lado de Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star, o que lhe valeu a expulsão da CBS. Krig-Ha, Bandolo! nasceu clássico. Ali está contido o supra-sumo do rock "Rauliano". O disco abre com uma pequena introdução, na verdade uma gravação de Raul Seixas, aos nove anos, cantando trechos de rockabillys clássicos. A primeira canção do disco é Mosca na Sopa (uma das canções preferidas de Raul), já apontando o misto de guitarras e elementos da música nordestina, que embasaria boa parte de sua discografia. A letra, um recado escrachado, deixava claro qual seria sua intenção: a de ir na contra-mão, fugir da mesmice, enfrentar, contestar, coisa que ele soube fazer como ninguém através de suas canções. Na seqüência, uma das mais emblemáticas canções de Raul: Metamorfose Ambulante, que reforçava o que havia começado expor na canção anterior, escancarando a todos que, sem dúvida alguma, Raul Seixas não era um sujeito reto, óbvio, preciso, mas sim que se encontrava em constante estado de mutação, principalmente no que se referia à música. A terceira canção do álbum é Dentadura Postiça (uma das minhas canções preferidas), um delicioso e descompromissado country rock. Em seguida vêm, na seqüência, As Minas do Rei Salomão, outro delicioso country rock, A Hora do Trem Passar, uma balada de menos de dois minutos, com uma letra e textura de arrepiar (uma das mais belas canções de sua discografia), Al Capone, rock roll em estado puro!!!, How Coud I Know, outra belíssima balada cantada toda em inglês e costurada por um emocionante piano. Além de tudo isso, ainda há mais três sensacionais canções, que fecham o álbum. Rockixe, que com sua introdução matadora e o naipe de metais nos mostra como é que se faz um rock, Cachorro Urubu, um folk rock de primeira, com uma letra bem legal, e para fechar Ouro de Tolo, a ácida crítica consumista à classe média-alta, que embora escrita no começo dos anos 70, cai como uma luva nessa época de globalização/neoliberalismo, demonstrando que o que vale é trabalhar, competir, consumir. Enfim, não há muito o que se escrever sobre essa obra-prima do rock nacional nem mesmo sobre Raul Seixas, o maior rocker brasileiro. O que nos resta é ouvir o álbum. Boa audição!!!
Krig-Ha, Bandolo! 1973/ Philips/Phonogram

Introdução ( Raul aos 9 anos)
01- Mosca na Sopa - (Raul Seixas)
02- Metamorfose Ambulante - (Raul Seixas)
03- Dentadura Postiça - (Raul Seixas)
04- As Minas do Rei Salomão - (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
05- A Hora do Trem Passar - (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
06- Al Capone - (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
07- How Could I Know - (Raul Seixas)
08- Rockixe - (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
09- Cachorro Urubu - (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
10- Ouro de Tolo - (Raul Seixas)

Um comentário:

Denis disse...

tá na hora de postar algo. Tô sentindo falta.

força sempre!